A avaliação do curso de Licenciatura em Pedagogia é composta por 15 questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com o objetivo de verificar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação. As questões estão organizadas em três níveis de complexidade:
5 questões de nível básico, que abordam os fundamentos da educação, principais leis educacionais (como a LDB), funções da escola e o papel do pedagogo;
5 questões de nível intermediário, relacionadas a metodologias de ensino, teorias da aprendizagem, avaliação escolar, BNCC e gestão escolar;
5 questões de nível avançado, que envolvem análise crítica sobre práticas pedagógicas, educação inclusiva, legislação educacional, abordagens pedagógicas contemporâneas e elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Essa estrutura garante uma avaliação ampla e coerente com os eixos da formação docente, contribuindo para a preparação do aluno para atuar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e em espaços educativos não escolares, com base nos princípios da ética, inclusão, criticidade e responsabilidade social.